EMENTA
Refletir sobre a estrutura e desenvolvimento histórico das Universidades no mundo ocidental e no Brasil, em seus vínculos com o Estado, com a cultura e os indivíduos, com destaque para as formas de organização do trabalho pedagógico e a posição dos sujeitos educandos na formação social da universidade e da sociedade;
Problematizar a relação público-privado na educação brasileira e seus impactos no atual quadro do ensino superior no Brasil, debatendo suas consequências para a região Nordeste e para a Bahia, especificamente;
Refletir sobre o pensamento de Paulo Freire e Anísio Teixeira na constituição de um novo modelo de universidade brasileira.
OBJETIVOS
Possibilitar aos estudantes refletir sobre suas histórias de vida enquanto sujeitos, sua origem, posição de classe e inserção na universidade; Discutir o papel da universidade no contexto da educação, articulada com o pensamento dos educadores brasileiros, com destaque para Paulo Freire e Anísio Teixeira; Compreender o processo de formação na universidade no Brasil e no mundo, situando a UFSB neste contexto.
METODOLOGIA/TECNOLOGIAS
Rodas de conversa, debates, produção de texto, pesquisa em grupo e produção coletiva sobre os conteúdos trabalhados; análise de produções audiovisuais
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