quinta-feira, 23 de julho de 2015

Código de Ética Estudantil

1.     PONTO POLÊMICO:
·         A questão do trote deveria ser revista, tendo em vista que a possibilidade de realizar o “trote solidário” seria positiva no sentido de integração entre os alunos, e atos de violência e degradação moral já sofrem punição previstas neste código.


2.     PONTO DESNESCESSÁRIO:
·         O Art. 11 prevê como dever do estudante, no parágrafo VIII. “Portar credencial de identificação nas dependências da UNIVERSIDADE.”
·         A credencial não foi fornecida, e não vemos necessidade para isso, tendo em vista que a universidade é aberta a todos.
 

3.     PONTO A INSERIDO:
·         O artigo 7º não prevê a obrigação do estudante pelo respeito à singularidade religiosa.

Art. 7º O/A ESTUDANTE é corresponsável pelo respeito às singularidades e especificidades culturais, sociais, artísticas e econômicas de indivíduos, colegas, professores e funcionários, visando ao convívio harmônico e não discriminatório com diversidades étnicas, raciais, estéticas, de origem, de identidade de gênero e de orientações sexuais, tratando a todos com alegria e civilidade.
·         Deveria ser inserido no código de ética, a vedação ao estudante de qualquer ato que possa privar outro estudante a realizar qualquer atividade acadêmica.


4.     PONTOS DE OBSERVAÇÃO.
·         Alguns alunos, que não estavam presentes no dia da assinatura do código, não o fizeram, e não foram procurados para tal.





quinta-feira, 9 de julho de 2015

Apresentação do Seminário Pedagogia Da Autonomia Paulo Freire

Capítulo 1: NÃO HÁ DOCÊNCIA  SEM DISCÊNCIA

Importância de o professor aprender com as experiências dos próprios alunos.

Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.” 



A Rigorosidade Metódica
 O professor precisa traçar quais objetivos pretende alcançar com a aula.

“Essas condições implicam ou exigem a presença de educadores e de educandos criadores, instigadores, inquietos, rigorosamente curiosos, humildes e persistentes.”


Para ensinar é necessário pesquisar e estudar para ampliar o conhecimento, mantendo assim uma formação contínua.

“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.”

A importância de o professor ser um ser incentivador!


“O professor trouxera de casa os nossos trabalhos escolares e, chamando-nos um a um, devolvia-os com o seu ajuizamento. Em certo momento me chama e, olhando ou re-olhando o meu texto, sem dizer uma palavra, balança a cabeça numa demonstração de respeito e consideração.”

Apresentação do seminário das Universidades e Faculdades no Brasil

Por as semelhanças dos trabalhos serem grandes aos outros trabalhos dos colegas de sala de aula, trouxemos um vídeo, no qual mostra a primeira universidade com o modelo interdisciplinar, a UFABC.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=eMSvWD93ZzI